Imagem capa - Passeio Fotográfico em Gramado, vale a pena? por Leonardo Rodrigues

Passeio Fotográfico em Gramado, vale a pena?

Sempre antes de uma viagem bem planejada é comum procurarmos saber melhor sobre o local que estamos indo visitar. E, como de costume, a maioria das pessoas que desejam ir para Gramado já estão há algum tempo namorando a cidade. E o Google está ai pra isso, parar tirar nossas dúvidas e, na questão da viagem, colocarmos algumas atividades como prioridades.



ensaio fotografico em gramado casal no campo

Por muitas das vezes, nas buscas por passeios, essas pessoas acabam encontrando em suas pesquisas os anúncios de "passeios fotográficos", que prometem uma grande quantidade de fotos em alta qualidade (tamanho) e um passeio completo por Gramado e Canela. A maioria desses passeios são vendidos com impessoalidade, por um site de ofertas ou agências. E aí está um ponto importante que deve ser levado em consideração, de verdade. Particularmente, acho que deve existir uma conexão entre fotógrafo e fotografados. E essa é uma opinião comum entre fotógrafos autorais, que se doam por completo pra obter o melhor resultado do trabalho. O casal ou família precisa encontrar o seu por quê de fotografar com aquele profissional. Pode parecer indiferente, mas é um dos principais segredos para uma bom registro.

Obviamente cabe somente aos fotografados dizer se o trabalho oferecido naquele pacote de passeio fotográfico é bom para eles ou não.


Tá, mas vale ou não vale a pena?


É uma pergunta difícil, primeiro porque são dois produtos em um só - passeio com roteiro e ensaio fotográfico -, então você precisa colocar isso na balança (e solicitar a credencial do guia turístico), segundo porque nunca podemos garantir ao certo quem será exatamente o profissional que irá te fotografar. A não ser que fique tudo previamente combinado... Aí entra o contrato fotográfico, que não deve ser visto como um impedidor, mas sim como um esclarecedor para ambas as partes.


O passeio em sí pode ser feito individualmente ou por uma agência, sem mistério. O roteiro da maioria das agências são ótimos e sempre acompanhados de guias capacitados. No caso de fazer individualmente, em qualquer hotel da cidade existem mapas gratuitos da região, bem desenhados e que indicam praticamente todos os pontos turísticos.


Mas e as fotos, vão ficar boas? Vou dizer duas formas de você concluir se as fotos do seu passeio valerão a pena:


1) Procure saber qual será o seu fotógrafo, visite o site dele, veja o portfólio. Entre em contato, peça para mostrar fotografias feitas recentemente, troque e-mails, faça uma ligação, esclareça o que você espera do trabalho de acordo com o que você viu. Se você gostar, está tudo certo. É nesse momento que você vai estar seguro (a) do que receberá quando o trabalho de vocês terminar.


2) Peça a opinião de um amigo fotógrafo da sua cidade ou região. Se não tiver um conhecido, vá até um que você goste do trabalho, com certeza ele será gentil para te ajudar. A opinião não é sobre as fotos do fotógrafo que vai fazer o seu passeio, pois cada fotógrafo tem um estilo pessoal, e cada cliente também, mas procure fazer um comparativo de valores, de quantidade de fotos e o que for mais relevante para você (sem se esquecer de que também é um passeio para você conhecer as cidades!), para assim entender melhor o que será melhor pra ti.



ensaio fotografico em gramado hotel fotos ensaio fotografico em gramado e canela fotos tour passeio ensaio fotografico em gramado e canela fotos tour passeio book fotos ensaio em gramado casal fotografo


Por exemplo, coloque na balança se você prefere 300 fotos por R$300,00 ou 30 fotos por R$300,00? Qual a diferença entre as 300 fotos e as 30 fotos nesse caso? É melhor um ensaio de 6 horas ou um de 2 horas? Qual a diferença de maior ou menor tempo? 


Cada caso é um caso. Mas, o que alguns podem julgar como um trabalho caro, pode não compensar para o tipo de trabalho que você quer no momento, ou o que parece ser bem barato pode não compensar tanto assim. O importante é que haja sinceridade e sobre resultado das fotos finais que serão entregues, e que você as ame!


O resultado de um trabalho fotográfico e a sinceridade andam juntos!